13.7.06

Desafio Aceite

Com a devida vénia vamos publicar o comentário do nosso amigo LF e já agora obrigado por ter aceite o desafio, mais uma vez tem razão o jogador que refere é o Ferro e não o Teles.
"Fantástica foto.Bela equipa (quase que ia jurar que ao lado do Modas está o Ferro e não o Teles).Ficámos em 2º lugar atrás do Barreirense (que derrotámos duas vezes, cá e lá), e disputámos a liguilha, onde a subida esteve muito, mas mesmo muito, perto.Foi esta equipa que me fez ser juventudista. Lembro-me perfeitamente do momento em que isso aconteceu.Na primeira volta dessa época, em meados de Novembro, o meu pai levou-me ao futebol como prenda de aniversário (fazia 8 anos). Era um Juventude-Lusitano. No Lusitano jogavam Matine, Gerúsio, Mitó, Zé Chico e Pereira entre outros, numa equipa que acabou surpreendentemente por descer de divisão.Quando fui para esse jogo não me tinha decidido ainda quem escolher (o meu pai não tinha origens eborenses, pelo que era mais ou menos neutro).Pensei na altura: quem ganhar este jogo, terá o meu apoio para sempre !Ganhou o Juventude com um golo de Jerónimo já perto do final na baliza que hoje está próxima dos campos de treinos, e assim me tornei juventudista. No final dessa mesma época já sofria fervorosamente pelo clube, designadamente na luta pela subida à I divisão. Aproveito para recordar os resultados e classificações da liguilha dessa época (para quem não sabe era um mini-torneio entre os segundos classificados das zonas norte, centro e sul, que apurava a quarta equipa a subir à primeira divisão), para se perceber como estivemos perto da subida: Cada jornada tinha apenas um jogo, pois eram 3 as equipas. A vitória valia ainda 2 pontos: 1J A.Lordelo-Juventude 3-0A.LORDELO 2 ptsJuventude 0 ptsAc. Viseu 0 pts2J Juventude-Ac.Viseu 3-2A.LORDELO 2 ptsJuventude 2 ptsAc. Viseu 0 pts3J Ac.Viseu- A.Lordelo 1-1A.LORDELO 3 ptsJuventude 2 ptsAc. Viseu 1 pt4J Juventude- A.Lordelo 4-0JUVENTUDE 4 ptsA.Lordelo 3 ptsAc.Viseu 1 pt5J Ac.Viseu-Juventude 1-0 . Bastava apenas um empate neste jogo para o JSC garantir a subida (como se pode ver pela classificação), mas sofremos um golo em fora-de-jogo nos últimos segundos dos descontos, quando já havia festa junto ao Páteo do Salema, onde se ouvia o relato.A classificação ficou então assim ordenada após este dramático jogo: JUVENTUDE 4 ptsAc.Viseu 3 ptsA.Lordelo 3 ptsMesmo assim, ainda era possível a subida, desde que Viseu e Lordelo empatassem no último jogo, mas...6J A.Lordelo-Ac.Viseu 0-1O empate manteve-se até aos 81 minutos, mas depois, com novo golo duvidoso, o Ac.Viseu marcou.O jogo terminou em polémica, pois o Lordelo também tinha hipótese de subir, caso ganhasse, e o público não aceitou bem a derrota. Houve invasão de campo, o jogo esteve interrompido, mas o Ac.Viseu acabou por conseguir o que queria, para tristeza nossa.Classificação final:AC.VISEU 5 pts Juventude 4 pts A.Lordelo 3 pts .Mas nos anos seguintes haveria mais oportunidades...

3 comentários:

Anónimo disse...

Só para corrigir um pequeno pormenor:
Mitó já não jogava no Lusitano em 1977-78, tendo concluido a carreira, suponho, no nosso clube na época anterior.
Quem jogava no Lusitano, para além dos outros mencionados, era o guarda-redes Gomes, o defesa Simplício (ambos se tranferiram para o Juventude na época seguinte),e ainda: Hilton, Quim, Fernandes e Fernando (estes quatro últimos também vieram a jogar posteriormente no Juventude).

Já agora, acrescento também que o Juventude acabou a primeira volta já no segundo lugar, a 5 pontos do Barreirense, e logo na +rimeira jornada da segunda volta ganhou no Barreiro por 0-1, ficando a 3 pontos, diferença que acabou por se verificar no fim do campeonato.
Jerónimo foi o melhor goleador com 18 golos, Arnaldo José marcou 13, Edmilson 8 e José Luís (que se transferiria para o V.Setúbal e mais tarde passaria pelo F.C.Porto onde chegou a ser titular com Herman Stessl em 1980-81) com 6 golos.

Anónimo disse...

Olá pessoal,

Por falar em liguilhas…

Eu gostaria de perguntar aqui no blogue «Juventude Sport Clube» se alguém tem conhecimento de uma equipa do Atlético Clube Marinhense que em princípios dos anos 70 esteve perto de vencer a liguilha e, claro, esteve perto de subir à 1.ª Divisão Nacional.

Um leitor do meu blogue sugueriu que eu criasse um post (post número 46 — http://equipas-do-passado-1850.blogspot.com/2006/07/46-ac-marinhense-1972-73.html ) sobre essa equipa. Eu consegui alguns dados, mas houve muito que eu não consegui encontrar.

Será que algum leitor dos «Juventude Sport Clube» tem conhecimento dessa equipa?

P.D. Um dos próximos posts no meu blog vai ser o Juventude de Évora de 1978-79.

Muito obrigado,
Quinas

Anónimo disse...

Sr. LF,

Eu estou preparando um pot sobre o Juventude de Évora 1978-79 para colocar no meu blog «Equipas do Passado» ( http://equipas-do-passado-1850.blogspot.com/ ). Por agora estes são os dados que tenho.

Será possível melhorar isto?

Que acha da equipa-tipo? Era assim que alhinhavam tacticamente no terreno de jogo?

Muito obrigado,
Quinas



Aqui vai o que já preparei:


Equipa-tipo (3x4x3): ► Lapa — Simplício, Barrinha, Ricardo, e Modas — Cardoso, ‘Jorge’ Jesus, e Luís Filipe — Arnaldo José, Edmilson, e Dario.
► Treinador: Fernando Peres.
.
.
Plantel do Juventude de Évora 1978-79
.
Guarda-redes:
— Lapa
— Gomes
— ?
.
Defesas:
— Simplício
— Barrinha
— Ricardo
— Modas
— ?
— ?
— ?
— ?
.
Médios:
— Cardoso
— Jorge Jesus
— Luís Filipe
— Lelo
— ?
— ?
— ?
.
Avançados:
— Arnaldo José
— Edmilson
— Dario (ex-Feirense)
— ?
— ?
— ?
.
► desconheço posição:
— Nivaldo
— Fernando Sousa
— Ferro
.
Treinador: Fernando Peres


P.D. Qual foi a última época que o Fernando Peres foi jogador/treinador?