30.12.06

Recordar é viver

Equipa 1979/80 recorda-se deles ?
Antes do inicio de 2007, que tal recordarmos outra grande equipa do nosso Juventude. Um plantel muito forte onde se destacavam entre outros, Jorge Jesus (actual treinador do Belenenses), Fernando Peres (treinador), Lapa, Santos, Cardoso, Barrinha, Nivaldo , Dário, Edmilson, Professor João Inverno (treinador adjunto), Machado (massagista), Gaspar, Ricardo, Simplicio, Artur, Arnaldo José, Modas, Fernando Sousa e Gomes.

5 comentários:

Anónimo disse...

Foi pena teres-te esquecido do
DONZILIO VIEIRA

Anónimo disse...

Ao ver esta fotografia apenas me resta dizer Ó TEMPO VOLTA PARA TRÁS
que SAUDADES!





J...

Anónimo disse...

Julgo que terá sido uma das melhores equipas de sempre do Juventude. Dos últimos 40 anos seguramente que foi a melhor.

O onze base era constituido por Lapa (jogou no Atlético), Simplicio, Ricardo, Barrinha (V.Guimarães e U.Leiria), Modas, Cardoso (Atlético), Jorge Jesus (Sporting, Belenenses e U.Leiria), Luis Filipe (Atlético), Arnaldo José, Edmilson (V.Setubal e Portimonense) e Dario (V.Setubal e Feirense)
Na foto reconhecem-se ainda Nivaldo, Fernando Sousa, Artur, Fernandes e os guarda-redes Gomes e Guerra, para além do técnico Fernando Peres (ex internacional do Sporting), do preparador físico Porf.João Inverno e do massagista Machado.

O JSC que praticou quase sempre um futebol verdadeiramente de primeira divisão, ficou em segundo lugar na Zona Sul atrás do Portimomense (embora ganhando em casa por 1-0 golo de Dario aos 70 m na baliza do lado da rua e que me recordo como se fosse ontem; e empatando a zero no Algarve).
O Portimonense tinha também uma super-equipa onde actuavam entre outros Jorge Martins,Paulo Campos, Nélson Moutinho (pai de João Moutinho e ex-junior do Benfica) e o então veterano Nélson Fernandes (ex titular do Sporting).

Na liguilha, depois de vencer em casa o Rio Ave e empatar com o U.Lamas a zero (jogo que também me lembro bem de ter presenciado), e de ter perdido em Lamas, o Juventude chegou à última jornada em condições de subida, tendo para isso que vencer em Vila do Conde.
Perdeu 1-0 tendo Cardoso falhado um penalti. Ficou assim pelo segundo ano consecutivo a um pequeno passo da subida, que seria um momento único no historial do clube.
Disse-se e continua-se a dizer que os responsáveis não terão querido subir, com receio das despesas numa altura em que, não havendo transmissões televisivas, o custo da primeira divisão era bastante superior ao da segunda e as receitas quase idênticas (o que agora não acontece de todo).
Mesmo assim, se foi isso que aconteceu, foi inequivocamente um erro histórico.
Eu acredito que não tenha sido assim.

Anónimo disse...

Como é que se pode por em d~uvida o interesse em subir de divisão,quando no ano seguinte novamente estivemos na mesma situação?
No Juventude há sempre a intenção de desvalorizar o que se faz melhor,especialmente quando tal é feito pelos "antigos".
Deixem trabalhar quem o quere fazer.São do Juventude? Então colaborem no sentido de cada vez sermos melhores.Criticas como as que lemos atràs pelo preço dos bilhetes para o jogo da Taça...são no minimo mesquinhas.
Força Direcção.

LF disse...

Gostaria apenas de deixar claro que não sou eu que digo isso (do não interesse em subir).
Apenas referi que se disse isso em Évora, como muitos devem estar lembrados. Aliás, ainda há dois anos se disse o mesmo relativamente à não subida à 2ª b depois de ter quase 10 pontos de vantagem.
Eu também não quero acreditar em tal coisa. E se ainda a posso entender entre a 3ª e a 2ªb, nunca a poderia aceitar em relação à 1ª divisão, num clube que nunca lá chegou.