2.7.07

Novos Quadros Competitivos na 2ª Divisão


Estão definidos os novos quadros competitivos da 2ª divisão para 2007/8. A Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol realizada no último fim-de-semana aprovou uma das propostas apresentadas e que resumidamente aqui deixamos: 56 equipas divididas por 4 séries de 14 equipas (o Juventude integrará a Série D).Modo de competição : 3 fases. Na 1ª fase cada equipa realiza 26 jogos sendo apurados os seis primeiros apurados de cada série para jogarem para as subidas. Os classificados entre o 7º e o 14º lugares jogarão para a manutenção. Na 2ª fase cada uma das quatro séries é dividida em duas: - a dos seis primeiros classificados e - a dos oito restantes, os seis primeiros de cada série da 1ª fase jogarão entre si a duas voltas para o apuramento do 1º classificado de cada série, o qual fica apurado para a 3ª fase. Os oito clubes classificados dos 7º ao 14º lugares em cada série , são divididos em duas sub-séries, jogando entre si a duas voltas. Os dois últimos classificados e os 4 piores 2º das sub-séries descem à 3ª divisão (total de 20 equipas). Na 3ª fase, cada equipa disputa no mínimo mais 2 jogos, destina-se a apurar o campeão nacional e as duas equipas que sobem á Liga de Honra. Sobem à Liga de Honra 2 equipas e descem aos distritais 20. Entretanto o blog do Juventude sabe que as equipas que estão perfiladas para a série D da 2ª divisão neste momento são as seguintes: Atlético, Juventude, Messinense, Lagoa, Louletano, Real, Olivais e Moscavide, Mafra, Pinhalnovense, Odivelas, Carregado, Operário (Açores), Madalena( Açores), Lusitânia (Açores). Na mesma Assembleia Geral também foi votado o novo quadro competitivo para a 3ª divisão.

6 comentários:

Anónimo disse...

Em que proposta é que a AFE votou?Ou não foi lá ninguem como é costume.dava muito trabalho e não havia almoçarada,eh,eh,eh.
VERGONHA PRECISA-SE NA AFE

LF disse...

Como já disse, qualquer das propostas em cima da mesa era má, pois partem de imposições absurdas.

Quem impôs a redução do numero de clubes, devia tê-lo feito apenas na 1ª divisão, onde ela fazia sentido.
Reduzir clubes nas divisões secundárias é matar o futebol.
A 1ª divisão devia ter 10 equipas, e as restantes, séries de 22 equipas, acabando-se com o embuste que é a Liga de Honra.

Num campeonato de 14, descerem 5 e não subir nenhum, é um perfeito disparate.

O que a AFE podia ter feito, caso o Lusitano e o Vendas Novas aceitassem, era pressionar no sentido de subir apenas uma equipa da série da 3ª divisão, e assim teriam de descer menos da 2ª.
Não sei se esses clubes são ou não candidatos à subida, mas caso não sejam, deveria ser essa a posição da AFE, no sentido de defender os interesses do seu associado Juventude, única equipa do distrito na 2ª divisão.

Assim vai ser muito difícil ao Juventude manter-se neste escalão, pois quase todas as equipas que vai defrontar, disputaram a subida no ano passado. Sobram os açorianos, que são sempre difíceis, e o Messinense, Lagoa e Carregado.
Como descem 5, é só fazer as contas.

Não quero ser derrotista, mas parece-me que com este modelo vai ser muito difícil a tarefa do nosso clube.

Ainda assim gostava de ver muitos juventudistas a apoiar a equipa na Tapadinha, no Pinhal Novo, em Moscavide etc, pois há que lutar até ao fim.

Anónimo disse...

Exacto, é isso, lutar com as armas que temos,ser optimistas e tentarmos andar lá à frente porque desde que a equipa seja bem comportada em termos disciplinares e não afectada por lesões, serão sempre ll contra ll

LF disse...

Já agora, e relativamente ao plantel do Juventude parece-me importante também saber, para além dos jogadores que estão confirmados para a nova época (e entendo que só o escrevam quando há confirmação absoluta, o que não será o caso de Cravosa, por exemplo), também aqueles cuja saida também esteja já confirmada.
Julgo serem os casos de Helder Monteiro e Gonçalo.

Para além destes, gostava de saber se já existe alguma decisão definitiva quanto a :

-Farinha
-Moreno
-Monzelo
-Ruben

Ou seja, se já sairam ou ainda nada está definido.

Juventude de Évora disse...

Dos atletas referenciados confirma-se que Moreno não fará parte do plantel.

Anónimo disse...

Num campeonato de 14 equipas descerem 5 é francamente mau... mesmo numa época de transição, que me parece ser o caso (penso que para a época seguinte já será diferente). Quanto ao resto até nem me desagrada, pois fica mais perto do modelo espanhol, com excepção da transição de metade dos pontos. Poderá trazer mais interesse, pois hipoteticamente o 6º classificado pode subir de divisão, mas...

MFialho