5.3.09

TAÇA GAGO COUTINHO

* Taça Gago Coutinho, património do Museu do Juventude Sport Clube

Com a devida vénia publicamos o artigo do nosso sócio e amigo Armando Ribeiro;



"Comemorou-se no passado dia 17 de Fevereiro 140 anos do nascimento de Carlos Viegas Gago Coutinho uma vez que foi a 17 de Fevereiro de 1869 que nasceu na Freguesia da Ajuda em Lisboa Gago Coutinho como vulgarmente era e continua a ser conhecido ficou ligado para sempre na história da aviação, ao ter conseguido em 1922 a travessia do Atlântico acompanhado por Sacadura Cabral.
Depois de em 1921 ter voado até ao Funchal.
De salientar que foi por sugestão do seu amigo e piloto Sacadura Cabral que constantemente lhe dizia para comemorarem o seu aniversário no Brasil e ao mesmo tempo participarem no Carnaval Brasileiro.
Para o efeito colocou à disposição o seu aviãozito de dois lugares e descapotável.
O Almirante pensou na ideia de Sacadura Cabral e adaptou o sextante marítimo inventando um outro adaptado à navegação aérea .
Aproveitando as comemorações do Centenário da Independência do Brasil efectuaram a 1ª. Travessia Aérea do Atlântico Sul no Hidroavião Lusitânia, conseguindo assim concretizar o sonho de Sacadura Cabral .
Foi em toda a sua vida e em todas as situações um grande HOMEM , pelo que todo e qualquer Português pode e deve orgulhar-se deste nosso compatriota.
Por isso têm sido muitas as homenagens feitas a Gago Coutinho pioneiro da aviação.
Este ano entre outras foi posto em circulação um inteiro postal obliterado com o carimbo comemorativo alusivo à data do seu nascimento.
Assim no ano em que se comemoram os 140 anos do seu nascimento e 50 anos da sua morte julgo oportuno recordar que há mais de 80 anos faz parte de uma das vitrinas da Sala de Troféus do Juventude uma taça com o nome de Gago Coutinho.
A Taça pequena no tamanho mas grande no feito , representou e continua a representar um grande valor tanto desportivo como estimativo para os Juventudistas.
Valor desportivo pelo facto de ter sido necessário vencer os três encontros , após duas alterações em relação ao acordado inicialmente para conseguir a vitória final.
No terceiro e último jogo o Juventude venceu por 2-0 com golos de Francisco dos Santos (Piviriu) um dos fundadores do Clube do Sanches de Miranda.
Valor estimativo por ser uma das primeiras grandes vitórias do clube e, a taça para além do
que representava para a época, ter sido também um dos primeiros troféus conquistados pelo Juventude.
Neste contexto e para finalizar dizemos que a maior homenagem que se pode fazer ao Grande Almirante é continuarmos a preservar a taça com o seu nome que se encontra há 84 anos numa das vitrinas do Juventude. "

Armando Ribeiro

Sem comentários: