13.10.09

POLÍVIO Argentino em Serpa

Quando Óscar Montez era treinador do Juventude Sport Clube realizou-se em Serpa um jogo amigável de homenagem ao Argentino JUAN que fazia parte da Equipa do Futebol Clube de Serpa e, que foi forçado a abandonar o Futebol, em virtude de ter contraído uma arreliadora lesão.

O jogo entre um misto de Argentinos que actuavam em Portugal e, o Futebol Clube de Serpa destinou-se a homenagear JUAN e, ao mesmo tempo para se conseguir arranjar alguns escudos destinados ao infeliz atleta.
Óscar Montez que tinha subido à primeira categoria os juniores ; Mira, João Abegoaria e Polívio, convidou este último para o acompanhar, que aceitou de bom agrado, apesar de não imaginar a recompensa que lhe estava reservada, uma vez que a sorte futebolisticamente falando bateu-lhe à porta como se diz vulgarmente.
Contudo como não há bela sem senão, primeiramente nem lhe foi permitida a permanência na cabine onde se equipavam os craques do País das Pampas, o que só aconteceu quando verificaram que apenas tinham 10 elementos para constituírem a Equipa.
Inicialmente também não lhe passaram muita atenção, preferindo eles próprios deliciarem a assistência com toques de habilidade tão ao gosto do público.
Mas Polívio era um habilidoso nato e asim que teve oportunidade mostrou os seus dotes com a obtenção de um belo golo, o que fez com os seus colegas o integrassem no conjunto e, também ele mostrasse a sua classe aos assistentes desse desafio.
Foi um dos melhores senão mesmo o melhor jogo efectuado por Polívio, que ainda hoje recorda com saudade com alguns dos que presenciaram aquele jogo na Vila do famoso Queijo de Serpa.
Entre os assistentes a curiosidade era grande em relação ao então considerado argentino, até por que para além do talento futebolistico o seu próprio nome também ajudava a concretizar a referida afirmação.
Para ilustrar esta crónica escolhemos a fotografia de uma equipa do Juventude da qual faziam parte Polívio e Óscar Montez.

EM CIMA - João Caraça, Tito, Couto, Mira, Ornelas e Casimiro.
EM BAIXO - Manuel Gonçalves, Polívio, Viegas, Caeiro, Julio Caraça e Óscar Montez.
Para terminar dizemos que naquele dia Polívio conquistou Serpa através do seu Futebol, como o tinha feito D. Afonso Henriques quando a conquistou aos Mouros em 1166, nas devidas proporções como fàcilmente se compreende.
ARMANDO RIBEIRO



Sem comentários: