22.6.10

A poucos dias da Feira / Memórias do JUVENTUDE

Ao longo dos Anos os Clubes e as Associações de Évora quaisquer que tenham sido as suas orientações têm dignificado a Cidade e o Alentejo.

De entre esses o Juventude Sport Clube,desde o Futebol Masculino em todas as categorias e Feminino em Seniores ao Basquetebol, Voleibol, Tenis de Mesa, Andebol, Ciclismo e Atletismo entre outros desportos até à Cultura onde já apresentou Teatro, Tuna, Grupo Folclórico, às Marchas que são do conhecimento geral.
No entanto por ser menos conhecido divulgamos um acontecimento de 1925 quando o Juventude apresentou em Estremoz a sua Companhia de Circo.
A Companhia como se denominava era constituída na sua grande maioria por Atletas da Alta Ginástica do Juventude, pelo que apresentava uma elevada craveira de arte e beleza, o que lhe valeu entre outros, ter merecido do Regisseur do Coliseu dos Recreios de Lisboa Mr. François Fraça no final de um Espectáculo o seguinte comentário:
"Mas isto é autêntico prodígio! O que estou vendo é o mais perfeito e completo que existe no País, exceptuando o Ginásio Club Português".

1º. Plano - Sentados - Jerónimo Boleto e Manuel Chicharo.
2º. Plano - Sentados - Augusto C. Correia, José d`Assunção,Janita Boleto, António Dias e Armando Teles.
3º. Plano - Sentados - Alfredo Balixa, José Palma, Matias Livreiro (Tesoureiro), Arnaldo da Silveira (Professor), E.Rico de Carvalho (Maestro) e José Silvestre (Secretário)
Em Pé - Heliodoro Dias, Manuel Boleto, Gustavo Carujo, José Silva e Américo Santos.
Quando nos encontramos a poucos dias do início da Feira de São João informamos os amantes da Arte Circense que a Companhia de Circo do Juventude Sport Clube também actuou por várias vezes na Ancestral Feira, nomeadamente no Circo Mariano.
ARMANDO RIBEIRO

Sem comentários: