30.11.10

Aniversário do JUVENTUDE

No próximo Domingo dia 5 comemora o Juventude Sport clube o seu 92º. Aniversário, dado que foi fundado em 5 de Dezembro de 1918 por Francisco Santos (Piviriu), Manuel Louro, João Nunes, Augusto Artur e João Matos.
Passados que são mais de nove dezenas de anos continua o Juventude de Évora fiel ao Lema - "Força de Vontade" - que tem sido a grande razão para enfrentar as diversas dificuldades que surgem ou lhe são impostas, com o fim de dignificar e prestigiar sempre a Cidade de Évora e o Alentejo.
Por isso têm sido muitas as vitórias e os títulos conquistados nas várias modalidades e nas mais diversas formas, tanto desportivas como culturais.
De entre esses acontecimentos e por julgarmos de interesse escolhemos para ilustrar este artigo a Equipa de Futebol que conquistou o Campeonato Distrital no ano de 1933.



Da esquerda para a direita : - Dias, Américo (Sangreman), G.R. suplente, Hermínio, Carlos, Constantino, Manuel Boleto, Lázaro, Peixe, Francisco Santos, Padinha e José Rijo.
Como complemento e facilmente se verifica na foto a equipa é designada por team, seguindo o que era tradicional e habitual na Época ao serem utilizados termos ingleses no futebol, de que salientamos: penalty, offside, mister, corner, goalkeeper, ou simplesmente keeper, team, back, etc. , etc. .
Terminamos apresentando ao Juventude, sócios e simpatizantes, directores, técnicos e atletas as nossas felicitações pela passagem de mais um Aniversário, com votos que continue a ser um digno representante da Cidade de Évora.

ARMANDO RIBEIRO

Sem comentários: