24.4.11

Jogo das Raparigas com "ANINHAS"

Com a devida vénia, transcrevemos na integra uma entrevista dada pela capitã da equipa de Futsal Feminina ao site da Associação Portuguesa Mulheres e Desporto

Futsal - Conheça melhor as Capitãs das Equipas da Taça Nacional - Ana Figueiredo 
 IDENTIFICAÇÃO
Nome completo: Ana Miguel Martins Pereira de Figueiredo
Alcunha: Aninhas
Data e local de nascimento: 04.10.1983, em Évora
Profissão: Professora de Educação Física
O futsal foi a tua 1ª modalidade federada? Não. Joguei futebol de 11, futebol de 7 e também fui federada em Natação.
Ano de início de prática federada de futsal: 2007/2008
Clubes que representaste no futsal: Casa do Pessoal da Tyco, Évora e Juventude Sport Clube, também de Évora.
Títulos Conquistados: Tri-campeã Distrital de Portalegre em Futebol de 7, 2 taças do distrito, 1 Supertaça e 1 campeonato de 11, tudo em Portalegre. No futsal, em Évora: campeã pela Casa do Pessoal da Tyco e Tri-campeã pelo Juventude Sport Clube, com igual número de taças distritais.
Número de internacionalizações: 0
Posto específico: fixo, universal

2) ENTREVISTA
JR – Como é que começaste a praticar futsal?
Na verdade não é por vocação, mas porque o futebol de 11 e 7, que são a minha grande paixão, deixaram de existir em Évora e em quase todo o Alentejo e Algarve.
JR – No início da prática federada, qual foi o apoio mais importante? E qual foi o apoio que mais falta sentiste?
O apoio mais importante é sempre o da família. Com esta a apoiar não há falta de mais apoios e eu sempre tive o apoio da minha.
JR – O que é que motivou para a prática desportiva?
A prática desportiva é algo que já nasceu comigo, sempre gostei de todo o tipo de desportos.
JR – Quais são as condições fundamentais para atingires os teus objectivos pessoais e/ou colectivos?
Penso que a principal condição para alcançar qualquer objectivo, mais do que talento, é o trabalho e a dedicação a esse objectivo.
JR – O que significou para ti o título distrital deste ano?
Em cada ano os campeonatos têm sido distintos, mas a vontade de os ganhar está sempre a ser renovada. Este ano, a minha maior motivação foi poder voltar a jogar após mais uma lesão e a segunda operação ao meu joelho direito.
JR – Quais são as expectativas para a Taça Nacional?
Tal como os campeonatos, todas as Taças Nacionais nos colocam objectivos e ambições distintas. Todos os anos, desde que estou na equipa do Juventude Sport Clube, o objectivo tem passado por aprender e crescer. Este ano esperamos que seja mais um passo desse caminho para o objectivo que ambicionamos alcançar e que passa, primeiro pela passagem à 2.ª fase, e depois a luta pelo título.
JR – Qual é a tua opinião em relação aos quadros competitivos do futsal no feminino?
Neste momento na AFE o campeonato tem mais equipas, mas o que é certo é que mais equipas não significam necessariamente mais qualidade e mais competitividade. Seria importante para todas, que os campeonatos fossem mais equilibrados, pois só assim se pode evoluir. Apenas com as dificuldades é que podemos crescer. Contudo, sem os apoios necessários, será difícil tornar a taça nacional, num campeonato nacional.
JR – Para ti ser jogadora de futsal é… tal como já disse antes, não é propriamente uma paixão e mentiria se o dissesse. É um desporto que começou por brincadeira, com os amigos e que evoluiu após a opção que realizei em abraçar este desporto. Neste momento já aprendi bastante, mas muito mais há por aprender.
JR – Para ti O Jogo das Raparigas é …uma excelente forma de dar a conhecer o nosso trabalho, as nossas dificuldades e as nossas alegrias, dentro deste desporto em especial, e no universo desportivo em geral.
JR – Deixa uma mensagem para as raparigas que jogam:
Tal como digo às minhas colegas mais jovens e mesmo aos meus atletas (também sou treinadora de futebol de 7 no mesmo clube): não desperdicem o talento, trabalhem, não facilitem e empenhem-se ao máximo, pois só assim podemos atingir os nossos objectivos. Muito importante é fazer isto tudo, divertindo-nos!

3) EU…
Gosto de jogar futebol/futsal, ser Prof. Educação Física, ser treinadora, Bryan Adams, música, praia...tanta coisa;
Não Gosto de dançar, estar lesionada e ser operada (já chega disso!!!), gente hipócrita e oportunista;
Sou obstinada, perfeccionista, amiga do amigo;
Gostei mais … não joguei, pois estive lesionada, mas adorei estar em Barcelona com a minha equipa em 99 (se não me engano!). A jogar, gostei de jogar a Taça Snickers em 99 no estádio Pina Manique, ficámos em 4.º lugar!
O momento mais importante que vivi no futsal foi … acho que ainda está para acontecer...espero eu!
Gostaria muito de ter …. sendo realista, como jogadora de futsal, pouca coisa posso alcançar, por isso, as minhas maiores expectativas passam pela minha vida como treinadora e naquilo que nessa carreira gostava de alcançar! Por isso gostava muito...de ter uma carreira como treinadora

Sem comentários: