10.10.13

Sport Clube da Graça

Desde o passado dia 18 de Setembro que na Hora do Juventude, transmitida à Quarta-Feira entre as 19 e as 20 horas na Rádio Telefonia do Alentejo, que faz parte da mesma uma Rubrica denominada: "Estórias da Nossa História".
Mais informamos que quando julgarmos de interesse para os nossos leitores procederemos à sua divulgação, como é o caso da que foi transmitida no passado dia 2.
- Na rubrica de 18 de Setembro "Estórias da Nossa História" dissemos que o Juventude Sport Clube foi fundado após a extinção do Sport Clube da Graça e do Seta União Futebol, pelo que em virtude de pouco se ter dito e escrito destes dois clubes vamos divulgar o que conhecemos acerca dos mesmos.
Começamos por falar do Sport Clube da Graça que como facilmente se compreende o nome encontra-se relacionado com o Largo da Graça, à data, um dos locais mais característicos da Cidade, onde se aglomeravam muitos rapazes, por ser bastante populoso, apesar de relativamente pequeno.
Ali se reuniam desde os estudantes aos empregados do comércio e da indústria, bem como de outras profissões até aos que andavam de pé descalço como frisa Gil do Monte no seu Livro "Subsídios para a História do Futebol em Évora".
Tal como em toda a Cidade também os frequentadores do Largo não ficavam indiferentes ao desporto da bola.
Assim e após várias reuniões no adro da Igreja do Convento de Nossa Senhora da Graça sobre a escuta atenta dos "Meninos da Graça", que se chamam, segunda se diz: Gaspar Olhais, Guilherme da Graça, Martinho Chinchorro e Sancho Martelo.
Mais tarde as reuniões foram em casa do Sr. Frederico na Rua Cardeal Rei nº. 10, pai de dois dos que seriam fundadores e jogadores do clube.
A fundação concretizou-se quando decorria o ano de 1913 e a sua vida prolongou-se até ao ano de 1918, tendo sido seus fundadores: José dos Santos Reis que foi o seu padrinho, Alfredo Henriques, Amílcar, José Maria Machado, Victor Morais, Manuel Albergaria Seixas, José João do Monte, Jacinto Carlos de Brito e Jaime Henriques Caldeira.
De salientar que Victor Morais foi o primeiro Presidente de Direcção do Juventude e que José Maria Machado foi um dos emblemáticos Juventudistas, não só como sócio, mas também como dirigente e por ter feito parte de diversas comissões do Juventude nomeadamente de obras.
Continuando dizemos que o Sport Clube da Graça começou por ser dirigido por uma comissão directiva com a composição que passamos a citar:
Manuel Albergaria Seixas (Presidente), José Maria Machado (Secretário), Celestino Taborda (Tesoureiro) e José João do Monte e Jaime Henriques como vogais.
Primeiramente o clube usava blusa branca com gola e punhos azuis e mais tarde blusa vermelha com bolso azul e calção branco que eram confeccionados pela mãe de Alfredo e Jaime Henriques.
Terminamos dizendo que o clube extinguiu-se em meados de 1918, apesar de José dos Santos Reis, com mais alguns elementos, terem tentado a sua reorganização, o que não veio a acontecer.

ARMANDO RIBEIRO

Sem comentários: